Hoje iremos destacar alguns fatores que contribuíram para ascensão do cristianismo

Durante o século IV d.C , sobretudo a partir de 380, temos a promulgação de decretos que legitimaram a religião cristão como oficial do Império Romano. Desde o Édito de Milão, o Estado romano vinha se mostrando neutro em relação a manifestações religiosas, o que levou à tolerância a outras crenças e cessou as perseguições contra os cristão. Esses acontecimentos foram importante para oficializar a religião , tornando-a reconhecida e legítima.

Outro elemento importante é o sincretismo religioso. O cristianismo incorporou elementos do judaísmo(como os doze mandamentos), do “paganismo romano”( utilização de imagens para culto religioso) e até mesmo do mitraísmo, religião de matriz oriental. Sem dúvidas, essa mescla de elementos contribuiu para manutenção de tradições mais antigas, incorporando adeptos a comunidade, que tornava cada vez mais difusa sua mensagem religiosa.

O último fator , mas não menos importante , é analisar a postura democrática dos primeiros cristãs , pois permitiam que todos indivíduos fizessem parte da comunidade. Diferente do mitraísmo, que excluía as mulheres. O caráter acolhedor , a pregação dos evangelhos e a propagação de mensagens pacíficas, fizeram com que muitas pessoas abrassacem o cristianismo, que crescia cada vez mais no mundo romano e, posteriormente, irá alcançar hegemonia no período medieval.